Como o Geolabor garante a conformidade do Controle Tecnológico na construção da barragem Maravilhas III
Geolabor | Chammas Engenharia | Controle Tecnológico da Barragem de Maravilhas III
Em 2018, o Geolabor foi implementado na construção da Barragem Maravilhas III, garantindo a conformidade da obra, centralizando e disponibilizando, em tempo real, todas as informações do Controle Tecnológico por parte fiscalização.
A quantidade de informações geradas em projetos de controle tecnológico, por vezes, pode ser bastante numerosa. A previsão é de serem realizados, durante a execução da construção da Barragem de Maravilhas III, cerca de 30 mil ensaios de laboratório ou in situ. Sem o auxílio de um software, essas informações representarão mais de 60 mil arquivos digitais, centenas de relatórios preliminares e dezenas de relatórios finais.

Esse é um cenário que impõe ao executor do projeto inúmeros desafios referentes ao controle da qualidade, planejamento das atividades, gestão, fluxo e confiabilidade das informações.

Para atender às necessidades dos projetos de controle tecnológico foi desenvolvida uma solução, integrado ao aplicativo Geolabor Laboratório, que possibilita aos gestores planejar, acompanhar, organizar, controlar o trabalho dentro do sistema e emitir todas as entregas automaticamente.
1
Planejar
Traduzir, para o Geolabor, as especificações para a execução das atividades do Controle Tecnológico a partir dos critérios de quantidade de ensaios a serem realizados e critérios de aceitação dos materiais.
2
Acompanhar
Organizar a informação, no Geolabor, de acordo com a realidade da obra. Categorizar materiais entre agregados e áreas de empréstimo, definir áreas para a estrutura construída e acompanhar as suas camadas, campanhas de ensaio, etc.
3
Organizar
Relatórios por materiais, áreas ou camadas permitem o acompanhamento e a rastreabilidade instantânea de todas as informações existentes no Geolabor.
4
Controlar
Definir critérios de validação e aceitação que auxiliem a execução dos ensaios e permitam um controle, em tempo real, através de dashboards, garantindo a conformidade da construção da barragem.
5
Emitir
Elaborar, automaticamente, durante a execução da obra todos os relatórios que serão disponibilizados para os clientes e irão compor o databook do empreendimento.
Na construção da Barragem de Maravilhas III, o laboratório fiscalizador utiliza o Geolabor em sua operação e, através de um projeto piloto, durante um período da obra foi feito o reprocessamento de todas as informações do laboratório da empreiteira.

Ter todo o histórico da construção da barragem armazenado dentro do sistema assegura a conformidade da construção, possibilita inúmeras análises da situação da obra, além de garantir uma rastreabilidade instantânea de qualquer informação. Ao buscar por uma camada de alguma das áreas do maciço, por exemplo, todas as informações necessárias serão retornadas, automaticamente pelo Geolabor, conforme relatório apresentado abaixo.
    A gestão das informações do Controle Tecnológico utilizando o Geolabor possibilita, também, a elaboração do databook da obra durante a sua execução. Todas as informações do histórico da construção das estruturas estarão armazenadas dentro do sistema, alimentando, automaticamente, os relatórios.

    Esses relatórios consolidados são disponibilizadas em tempo real para todos os stakeholders do projeto, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas e assertivas.
      Por fim, dentre as vantagens de utilizar o Geolabor na operação e gestão das informações geotécnicas dos projetos de Controle Tecnológico podemos destacar:

      · Garantia da conformidade da execução da obra;

      · Centralização das informações de todos os laboratórios das obras em um mesmo ambiente, facilitando a comunicação, controle, análise e rastreabilidade;

      · Rastreabilidade total de todas as informações da obra inseridas no sistema, sejam elas das amostras, ensaios, áreas, camadas, etc;

      · Controle, em tempo real, do atendimento às especificações técnicas do projeto, no que tange tanto ao escopo das atividades quanto aos critérios de aprovação, seja dos materiais a serem utilizados na obra, seja das etapas de construção;

      · Minimização de erros operacionais e incremento na confiabilidade dos resultados dos ensaios devido aos critérios de validação e à maior consistência e precisão nos cálculos dos ensaios utilizando o Geolabor em comparação aos softwares de planilhas eletrônicas;

      · Máquina de cálculo dos ensaios inviolável, impossibilitando qualquer alteração nos campos de cálculo pré-estabelecidos nos boletins dos ensaios por usuários não habilitados;

      · Maior agilidade no fluxo de informações e nas consequentes respostas e tomadas de decisão a partir da disponibilização, em tempo real, das informações dos laboratórios e topografia a todos os interessados;

      · Redução na utilização de papel no laboratório;

      · Otimização dos recursos humanos, já que o tempo para processamento de dados, elaboração de quadros resumo e elaboração de relatórios técnicos são drasticamente reduzidos;

      · Melhoria nos processos da qualidade relacionados ao laboratório. Ex: controle das calibrações dos dispositivos de precisão, atendimento das especificações técnicas dos projetos, rastreabilidade das informações, etc.

      · Possibilidade de criar uma gestão a vista com a utilização de dashboards operacionais e/ou gerenciais que podem ser customizados a partir das necessidades específicas de cada projeto, utilizando o software Power BI da Microsoft.

      · Otimização do fluxo de trabalho dos laboratórios a partir de relatórios de planejamento e controle das amostras cadastradas, ensaios programados e da distribuição das tarefas para seus respectivos responsáveis
        08/ 2018

        Fale Conosco
        +55 31 3296 5095
        comercial@chammasengenharia.com.br
        Rua Halley, 553, Santa Lúcia, Belo Horizonte