Como o Geolabor transformou a operação do Laboratório de Solos da Chammas Engenharia
Projeto Geolabor | Chammas Engenharia | Laboratório Central
Iniciado em 2014, o Geolabor foi idealizado enquanto um projeto para informatização e automatização dos processos de gestão da qualidade e informação no Laboratório Central da Chammas Engenharia.
Em 2013, após não encontrar nenhuma boa solução disponível no mercado, a Chammas Engenharia decidiu iniciar, internamente, um projeto para o desenvolvimento de um sistema de gestão específico para o Laboratório de Solos.

O objetivo era centralizar toda a informação do laboratório, fosse ela relativa à gestão, planejamento, geotécnica, etc, dentro de um mesmo ambiente, respeitando as particularidades do fluxo do trabalho no setor.

O grande desafio do projeto foi desenvolver um editor de cálculos dentro do Geolabor que permitisse ao laboratório eliminar as planilhas eletrônicas da sua operação. Isso possibilitaria a compilação de todos as informações geotécnicas de laboratório dentro do próprio sistema, garantindo à elas completa rastreabilidade. Além disso, o armazenamento em um banco de dados estruturado de todas as informações abre espaço para trabalhos de inteligência analítica com o objetivo ampliar o conhecimento sobre os resultados.
Atualmente, o Geolabor está implementado, de ponta à ponta, na operação do Laboratório de Solos da Chammas Engenharia, desde o registro de um novo serviço, passando pelo planejamento, programação e controle da execução, à emissão de relatórios técnicos.

Dentre os benefícios observados após a implementação do Geolabor no ambiente de produção, podemos destacar:

  • Rastreabilidade total de todas as informações produzidas no laboratório.
  • Incremento na qualidade da verificação dos resultados a partir de análises correlacionais entre parâmetros.
  • Minimização de erros e incremento na confiabilidade dos resultados dos ensaios, devido aos critérios automatizados de validação dos ensaios e à maior consistência e precisão nos cálculos.
  • Diminuição significativa no tempo gasto com processamento de dados (arquivamento de fotografias, cálculo de ensaios e emissão de relatórios).
  • Maior agilidade no fluxo de informações e nas consequentes respostas e tomadas de decisão a partir da disponibilização, em tempo real, das informações dos laboratórios a todos os interessados através do portal do cliente do Geolabor.
  • Redução na utilização de papel.
  • Melhoria nos processos da qualidade do laboratório, já que grande parte do sistema de gestão da qualidade está integrada ao Geolabor
08/ 2018

Fale Conosco
+55 31 3296 5095
vinicius.matos@chammasengenharia.com.br
Rua Halley, 553, Santa Lúcia, Belo Horizonte